terça-feira

Você sabe o que é uma linha de mundo?


Digamos que um dia, o seu despertador acorde você às 8 horas da manhã, e você resolva passar a manhã na cama em vez de ir trabalhar. Embora pareça que você não esta fazendo nada preguiçosamente na cama, você esta na verdade traçando uma “linha de mundo”.
Num gráfico se colocarmos “distância” (na escala horizontal) e tempo (na escala vertical) e se simplesmente você ficar na cama de 8 horas ao meio-dia, sua linha de mundo é uma linha reta vertical. Você avançou 4 horas em direção ao futuro, mas não percorreu nenhuma “distância”.
Supondo que finalmente você saiu da cama ao meio-dia e chegará ao trabalho 1 hora da tarde, sua linha de mundo ficará oblíqua (inclinada) por que você está se movimentando tanto no espaço quanto no tempo.
Se você for trabalhar de carro, chegará mais rápido ao escritório, às 12:30 horas e sua linha de mundo ficará mais oblíqua. Isso significa que quanto mais depressa viajamos, mais nossa linha de mundo se desvia da vertical.
Nossa linha de mundo nunca realmente começa ou acaba. Mesmo quando morremos, as linhas de mundo das moléculas de nosso corpo continuam a se dispersar no ar ou no solo, mas irão traçar suas intermináveis linhas de mundo. De maneira semelhante, quando nascemos, as linhas de mundo das moléculas que vêm de nossa mãe se fundem num bebê.
As linhas de mundo não se rompem nem aparecem do nada em ponto algum. Nossa linha de mundo sintetiza toda a nossa história, do nascimento a morte.

Comments:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
Bizarro! Pensando bem... É, é só um gráfico comum espaço tempo...peraí...hmm...implicações:
1 - Meu sonho é fazer uma linha horizontal nesse gráfico, sabe o que isso significa? (uma linha vertical, às vezes também não é nada má)
2 - A luz e o som não possuem velocidade infinita, o que quer dizer que qualquer informação que chegue aos nossos provém do passado. Será que um dia vão achar um jeito de fazer uma máquina que, quando calibrada, mostre-nos o passado da terra, do mesmo modo que, quando olhamos para as estrelas, vemos o passado delas?
3 - Eu não sei a natureza do tempo se seria possível uma viagem ao passado, mas ao menos essa visualisação do passado parece um pouco mais possível...mas, enquanto não inventam essa máquina, vamos seguindo fazendo o que ela faria, vamos continuar sendo palentólogos, procurando vislumbrar o passado distante.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?