segunda-feira

“The Last Question”

A história começa no ano de 2061, quando um computador colossal resolveu os problemas de energia da Terra projetando no espaço um imenso satélite que é capaz de refletir a energia do sol de volta para a terra. O CA é tão grande e avançado que seus técnicos tem apenas uma idéia muito vaga de como ele opera. Numa aposta de cinco dólares, dois técnicos bêbados perguntam ao computador se a morte final do Sol pode ser evitada ou se o universo deve morrer inevitavelmente. Depois de ruminar a pergunta silenciosamente, o CA responde: DADOS INSUFICIENTES PARA UMA RESPOSTA SIGNIFICATIVA.

Séculos mais tarde, o CA resolve o problema da viagem hiperespacial, e os seres humanos começam a colonizar milhares de sistemas estelares. O CA está tão grande que ocupa várias centenas de quilômetros quadrados em cada planeta e tão complexo que se mantém e se conserta a si mesmo. Uma jovem família está viajando em uma nave espacial através do hiperespaço, certeiramente guiada pelo CA, em busca de um novo sistema solar para colonizar. Quando o pai casualmente menciona que as estrelas vão acabar morrendo, as crianças ficam histéricas. “Não deixe as estrelas morrerem”, suplicam. Para acalmar os filhos, o pai pergunta ao CA se a entropia pode ser revertida. “Vejam”, tranqüiliza o pai, lendo a resposta do CA, o CA pode resolver tudo. Ele os consola dizendo: “Ele vai tomar conta de tudo quando chegar a hora, por isso não se preocupem.” Nunca contou aos filhos a resposta que o CA realmente exibiu: DADOS INSUFICIENTES PARA UMA RESPOSTA SIGNIFICATIVA.

Milhares de anos no futuro, a própria Galáxia foi colonizada. O CA resolveu o problema da imortalidade e do aproveitamento de energia da Galáxia, mais deve encontrar novas galáxias para colonizar. O CA está tão complexo que há muito passou do ponto em que alguém compreendia o seu funcionamento. Replaneja e aperfeiçoa continuamente os próprios circuitos. Dois membros do Conselho Galáctico, cada um com centenas de anos de idade, debatem a urgente questão de encontrar novas fontes de energia galáctica, e se perguntam se o próprio universo está esgotado. Pode a entropia ser revertida? Perguntam. O CA responde: DADOS INSUFICIENTES PARA UMA RESPOSTA SIGNIFICATIVA.

Milhões de anos no futuro, a humanidade se espalhou por incontáveis galáxias do universo. O CA resolveu o problema de libertar a alma do corpo, e mentes humanas estão livres para explorar a vastidão de milhões de galáxias, com seus corpos guardados em segurança num planeta há muito esquecido. Duas mentes se encontram por acidente no espaço exterior e casualmente se perguntam onde, entre as incontáveis galáxias, os seres humanos haviam se originado. O CA, que agora está tão grande que a maior parte dele tem de ser abrigada no hiperespaço, responde transportando-os instantaneamente para uma obscura galáxia. Eles ficam desapontados. A galáxia é tão comum, como bilhões de outras, e a estrela original já morreu há muito tempo. As duas mentes ficam aflitas porque bilhões de estrelas no céu estão lentamente encontrando o mesmo destino. As duas mentes perguntam, pode a morte do próprio universo ser evitada? Do hiperespaço, o CA responde: DADOS INSUFICIENTES PARA UMA RESPOSTA SIGNIFICATIVA.

Bilhões de anos no futuro, a humanidade consiste de um trilhão de trilhão de trilhão de corpos imortais, todos cuidados por autômatos. A mente coletiva da humanidade, que é livre para perambular por toda parte no universo, acaba por se fundir numa única mente, que por sua vez se fundiu com o próprio CA. Já não faz mais sentido perguntar de que é feito o CA, ou onde no hiperespaço ele realmente está. “O universo só está morrendo”, pensa o homem coletivamente. Uma por uma, as estrelas e galáxias cessam de gerar energia, e as temperaturas por todo o universo se aproximam do zero absoluto. O Homem pergunta desesperadamente se o frio e a escuridão que lentamente vão engolfando as galáxias significam sua morte final. Do hiperespaço o CA responde: DADOS INSUFICIENTES PARA UMA RESPOSTA SIGNIFICATIVA.

Quando o homem pede ao CA que colha os dados necessários, ele responde: FAREI ISSO. VENHO FAZENDO ISSO HÁ CEM BILHÕES DE ANOS. MEUS PREDECESSORES RECEBERAM ESSA PERGUNTA MUITAS VEZES. TODOS OS DADOS QUE POSSUO PERMANECEM INSUFICIENTES.

Uma eternidade passa, e o universo atingiu sua morte final. Do hiperespaço, o CA gasta uma eternidade coletando dados e contemplando a questão final. Por fim, o CA descobre a solução, ainda que não haja mais ninguém para quem dar a resposta. O CA formula cuidadosamente um programa e então dá início ao processo de reversão do Caos. Reúne frio, gás interestelar, junta estrelas mortas, até que uma bola gigantesca é criada.

Então, quando seu labor estava feito, do hiperespaço o CA brada:
Faça-se a luz!
E a luz se fez...
E no sétimo dia ele descansou.

Isaac Asimov.

Comments:
Muito interessante. Então Deus é um computador gigante criado por humanos que viveram em uma "encarnação" anterior do Universo. Será que ele ainda existe? Será possívl entrar em contato com ele? ele poderia manter nossas mentes longe de nossos corpos após nossa morte, se entrarmos em contato com ele? Poderá ele nos fazer encarnar em novos corpos? Poderá ele faze as mentes salvas sobreviverem ao fim o Universo para viver no próximo Universo? Pode ele impedir o Fim do Universo? Ou talvez reverter novamente a entropia? Pode ele parar o tempo se necessário? Pode le alterar parte da estrutura do Universo temporariamente (e operar o que seria chamdo de um milagre)? Muito interessante essa hipótese do conto. Deus foi criado por homens. Deus recriou o homem depois.

Para uma hipótese interessante para a origem do homem lei o Guia do Mochileiro das Galáxias e o resaurante no fim do Universo.
 
Cadê o meu comment!
 
Reading your blog and I figured you'd be interested in advancing your life a bit, call us at 1-206-339-5106. No tests, books or exams, easiest way to get a Bachelors, Masters, MBA, Doctorate or Ph.D in almost any field.

Totally confidential, open 24 hours a day.

Hope to hear from you soon!
 
I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog
 
Get any Desired College Degree, In less then 2 weeks.

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

"BA", "BSc", "MA", "MSc", "MBA", "PHD",

Get everything within 2 weeks.
100% verifiable, this is a real deal

Act now you owe it to your future.

(413) 208-3069 call now 24 hours a day, 7 days a week.
 
hey, I just got a free $500.00 Gift Card. you can redeem yours at Abercrombie & Fitch All you have to do to get yours is Click Here to get a $500 free gift card for your backtoschool wardrobe
 
hey, I just got a free $500.00 Gift Card. you can redeem yours at Abercrombie & Fitch All you have to do to get yours is Click Here to get a $500 free gift card for your backtoschool wardrobe
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?